Saiba mais sobre o novo passaporte

O passaporte comum brasileiro mudou: agora é de cor azul, de acordo com o padrão estabelecido pelo Mercosul, e conta com 16 novos itens de segurança e outras alterações.

O Departamento de Polícia Federal (DPF) já está emitindo o novo passaporte comum brasileiro nas Unidades de diversas cidades. Gradualmente o novo passaporte será implementado nas demais Unidades do DPF.

As mudanças, que seguem as normas internacionais de segurança estabelecidas pela Organização de Aviação Civil Internacional (ICAO), agência ligada às Nações Unidas, são resultado da crescente pressão internacional pós-11 de setembro de 2001. Como o Brasil é um país de grande diversidade racial, o passaporte brasileiro é um dos mais cobiçados no mercado global da ilegalidade. Os novos itens de segurança têm o objetivo de acabar com falsificações e outras fraudes.

Além de propiciar ao cidadão brasileiro maior credibilidade internacional, o novo passaporte possibilitará a modernização de todo o sistema de controle do tráfego internacional no país.

Seguro e moderno, o novo passaporte proporcionará agilidade, praticidade e conforto aos cidadãos brasileiros. Mas, atenção: os passaportes antigos poderão ser usados até o término de sua validade.

Documentação necessária para obtenção de passaporte
Atenção: toda a documentação deve ser original
Carteira de Identidade (RG)
Certidão de Nascimento, quando o R.G. estiver em mau estado de conservação.
Certidão de Casamento, quando houver diferença na grafia do nome com o RG ou alteração do estado civil.
CPF
Título de Eleitor com os 2 últimos comprovantes de votação. Caso justificou ou não votou, solicitar junto ao Cartório Eleitoral, ou através do website www.tse.gov.br, a certidão de quitação.
Certificado de Reservista – até 45 anos de idade
Certificado de Naturalização para os naturalizados.
Passaporte anterior, se tiver.
Boletim de ocorrência, caso o passaporte tenha sido roubado.

Documentação para menores de 18 anos
Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Nascimento
Carteira de Identidade (R.G.) e C.P.F dos pais
Certidão de Casamento dos pais, caso a mãe seja separada ou divorciada.
Passaporte anterior (se tiver)
Formulário de autorização

OBSERVAÇÕES:
Na solicitação e na retirada, o interessado deverá comparecer à Polícia Federal, onde fará a identificação das digitais e foto digital.

Em algumas cidades, deve ser feito o agendamento prévio da data. Programe-se com antecedência.

No caso de menor, a criança deverá comparecer acompanhada do pai e da mãe ou de um dos pais portando o formulário de autorização assinado pelo outro genitor e com firma reconhecida por autenticidade.

Importantíssimo: para a viagem de menores, leve sempre a certidão de nascimento ou RG dos mesmos, para comprovar a filiação, pois esse dado não consta do passaporte novo.

Para maiores informações, consultar o site da Polícia Federal: www.dpf.gov.br